Chuvas de abril já ultrapassam a média histórica
O aumento nas chuvas chama a atenção, principalmente por ocorrer durante um mês que, tradicionalmente, marca a transição para a estiagem

O mês de abril ainda não terminou, mas Dourados já registrou um volume de chuva acima da média histórica para o período. Segundo dados da Embrapa Agropecuária Oeste, até o dia 17 deste mês, o acumulado de precipitação na cidade chegou a 140,2 milímetros.
A média histórica de chuva em abril, na região monitorada pela Embrapa, é de 108,6 mm. Isso significa que, em pouco mais de duas semanas, o volume de água já supera em cerca de 30% o esperado para o mês inteiro.
O índice também é significativamente superior ao registrado no mesmo período do ano passado. Em abril de 2024, choveu apenas 89 mm em Dourados — ou seja, em 2025, o acumulado parcial já é quase 60% maior do que o total do ano anterior.
O aumento nas chuvas chama a atenção, principalmente por ocorrer durante um mês que, tradicionalmente, marca a transição para a estiagem no Mato Grosso do Sul.
Outro lado
Embora as chuvas sejam bem-vindas para algumas atividades agrícolas, o excesso pode dificultar a colheita de culturas como a soja e o milho segunda safra, além de impactar o escoamento da produção.
Meteorologistas alertam que novas pancadas de chuva ainda podem ocorrer nos próximos dias, o que deve elevar ainda mais os números de abril.
A tendência será acompanhada de perto por agricultores e autoridades, especialmente por conta dos reflexos na produção rural da região.
COMENTÁRIOS