Melo e Matos quebram tabu e são campeões do Rio Open
Título de Marcelo Melo e Rafael Matos nas duplas do Rio Open é o primeiro de uma parceria 100% brasileira no torneio carioca

Deu Brasil! Marcelo Melo e Rafael Matos conquistaram, neste sábado (22), o título do torneio de duplas do Rio Open 2025. Esta foi a primeira vez na história do evento que uma parceria 100% brasileira se sagrou campeã. A conquista veio após a vitória sobre os espanhóis Pedro Martinez e Jaume Munar por 2 sets a 0, em parciais de 6/2 e 7/5.
Ex-número 1 do ranking mundial de duplas, Marcelo Melo levantou o troféu do Rio Open pela primeira vez na carreira. O experiente tenista mineiro, de 41 anos, já havia sido vice-campeão duas vezes do torneio, em 2014 e 2023. Ao todo, Melo agora soma 39 títulos do circuito profissional da ATP, que conta com dois Grand Slams (Roland-Garros 2015 e Wimbledon 2017) e nove Masters 1000.
Por sua vez, Rafael Matos se sagrou bicampeão do ATP 500 carioca. No ano passado, Matos venceu o título ao lado do colombiano Nicolás Barrientos. Este foi o décimo troféu da carreira do tenista gaucho de 28 anos, que tem como maior conquista o título de duplas mistas do Australian Open de 2023, ao lado da brasileira Luisa Stefani.
A PARTIDA
Um começo de partida de prender o fôlego na quadra central Guga Kuerten. Pedro Martinez e Jaume Munar colocaram pressão nos brasileiros e conquistaram a quebra de serviço logo no primeiro game do jogo. Marcelo Melo e Rafael Matos reagiram rápido e devolveram a quebra de imediato. Os três games seguintes foram decididos no detalhe e nos pontos decisivos após empates em 40/40, mas todos com confirmação das duplas que sacaram.
A situação mudou com uma quebra de serviço a favor de Melo e Matos, que os deixara à frente em 4/2. Os espanhóis sentiram o momento, enquanto os brasileiros cresceram com o apoio da torcida, confirmaram o saque no game seguinte e quebraram os rivais novamente para fechar o set em 6/2.
Embalados na partida, Melo e Matos começaram a segunda parcial salvando três break-points para confirmar o terceiro game em 2/1. Os brasileiros ainda voltaram a defender chances de quebra no sétimo e no décimo primeiro game. O jogo parecia se encaminhar para a decisão do tie-break, no entanto, Melo e Matos largaram bem no décimo segundo game, deixaram os espanhóis em 0/40 e selaram a vitória dois pontos depois.
COMENTÁRIOS