Assentados do Juncal terá micro-indústria processadora de mandioca
Ésta é uma reivindicação antiga das 113 famílias de assentados

A Administração Municipal de Naviraí confirmou, no final da tarde de ontem o atendimento de uma antiga reivindicação das 113 famílias famílias do Assentamento Juncal - a implantação de uma unidade de processamento de mandioca. A decisão, anunciada pelo prefeito Rodrigo Masuo Sacuno, é o resultado de uma articulação institucional da GEDEC – Gerência Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura Familiar.
O projeto, de acordo com informações da GEDEC, estava parado desde 2021, por questões burocráticas e necessidade de ajustes. “Os encaminhamentos necessários e resoluções dos entraves que impediam o andamento do empreendimento foram superados e executados pelo Município. Desta forma, a emenda destinada para esta agroindústria será efetivamente aplicada”, garantiu o prefeito Rodrigo Sacuno, ao assinar a documentação de responsabilidade da Prefeitura de Naviraí.

Prefeito Rodrigo e gerentes municipais se reuniram com lideranças das associações do Juncal e confirmaram a implantação (FOTO - © Victor Dobbins)
A assinatura do convênio contou com as participações dos gerentes municipais José Antônio Leal – Mano (Desenvolvimento Econômico), Vanderlei Chagas (Gabinete), Adolfo Silvério (Núcleo de Infraestrutura Rural e Agricultura Familiar); vereadores Mário Nelvo, Salia Regina – Sara do Castelão, Giovana Silvério, e foi prestigiada pelas lideranças das associações rurais do Assentamento Juncal, representantes da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul), produtores de mandioca e demais atividades produtivas locais.
“A agricultura familiar será e já está sendo valorizada por nossa Administração. A ação de hoje confirma nosso compromisso em apoiar e incentivar a agricultura tradicional. O objetivo é fortalecer as diversas cadeias produtivas, agregar valor à produção, gerar mais renda ao produtor das pequenas áreas e, sobretudo, fomentar a economia do município”, justificou o prefeito Rodrigo.
O assentamento Juncal está situado a 20 quilômetros da cidade, na região Norte do município, sendo o primeiro assentamento pacífico implantado no Brasil. É destaque na produção de hortifrutigranjeiros, de mandioca e de produtos de origem animal como o leite, o mel, dentre outros alimentos.
COMENTÁRIOS