Gerente de Saúde e diretor do hospital são apresentados aos vereadores
nova gerente municipal de Saúde, Ângela Cunha Castro Lopes
RONEY MINELLA
Ângela afirmou ter encontrado uma Saúde combalida, com estrutura defasada, falta de insumos e servidores desmotivados. Mas, frisou a existência de bons profissionais, um corpo clínico de qualidade com médicos e especialistas eficientes. “Assumimos o compromisso de ampliar, melhorar e inovar os atendimentos da atenção primária. Para isso, estamos executando o planejamento e não descartamos a possibilidade de contratar novos servidores, mas, de forma responsável, através de concurso”.
A gerente acrescentou que Naviraí sempre foi tratado como um município pequeno. “Naviraí é um município de porte médio com mais de 50 mil habitantes e assim precisa ser referenciado, pois, o hospital atende não só sua população, mas, de diversos municípios da região. Muitos serviços que poderiam ser realizados aqui, estão sendo enviados para fora por falta de organização. Tudo é muito burocrático, mas, estamos resolvendo, inicialmente, a questão de pagamentos dos serviços já prestados e buscamos o orçamento para ampliar os atendimentos”, disse Dra. Ângela Lopes.
Aos vereadores a gerente apontou a necessidade do atendimento básico ser realizado nos postos de saúde, para evitar que o hospital municipal fique lotado e atenda somente os casos de maior complexidade, de urgência e emergência. A médica informou que o credenciamento do hospital está vencido, mas, as providências necessárias já foram encaminhadas para normalizar o credenciamento. Por último, esclareceu dúvidas e respondeu perguntas das lideranças presentes.
O diretor executivo do Hospital Municipal, Ronaldo Chaves Neto, destacou seu compromisso com a comunidade e com os servidores, enfatizando que as portas de sua gestão estarão sempre abertas para o Legislativo e para todos os demais interessados em contribuir. Ele reiterou a disposição de empreender um trabalho em prol da população naviraiense, para que o Hospital Municipal seja citado pelo bom atendimento.
O gerente da Vigilância em Saúde, Manoel Messias de Assis, presente à reunião, expressou sua gratidão pela oportunidade de retornar à função e retomar os projetos que havia iniciado anteriormente. Ele destacou sua energia e disposição para contribuir com as mudanças necessárias no município.
A reunião foi marcada pelo fortalecimento das relações institucionais entre o Executivo e Legislativo, oportunidade em que o prefeito Rodrigo Sacuno agradeceu a presença dos vereadores, reafirmando que a sua gestão junto com a vice Telma, segue firme com o compromisso de oferecer uma saúde pública de qualidade e acessível a todos os munícipes.
Participaram os vereadores: Daniel Moretto (Presidente do Legislativo), Sara do Castelão, Bruno Liuti, Giovana Silvério, Rosângela Sofa, Eli Rodrigues, Murilo Matos, e o ex-presidente da Câmara, Éderson Dutra – Neninha. A 1ª dama Naiza Capuci Sacuno e a vice-prefeita, gerente de Assistência Social Telma Minari marcaram presenças na reunião.
COMENTÁRIOS