Entre 1.005 eleitos em MS este ano, só 62 são negros
Avanço tímido expõe desigualdade persistente, mesmo com regras para incentivo a candidaturas negras
CAMPO GRANDE NEWS
.Já existem mecanismos para incentivar candidaturas de pessoas negras em todo o país, mas que demostraram pouca eficácia prática. Em agosto de 2020, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou que a distribuição de recursos do Fundo Partidário, do Fundo Especial de Financiamento de Campanha e do tempo de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão deve ser proporcional ao número de candidatos negros e brancos apresentados pelos partidos nas eleições.
Apesar de um aumento de 0,87 ponto percentual em relação ao pleito municipal de 2020, o avanço é considerado irrisório. Conforme levantamento realizado pelo Campo Grande News com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de pretos eleitos aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito cresceu de 53, em 2020, para 62 este ano.
Entre as 79 cidades do estado, apenas 39 terão pelo menos um representante preto ocupando um cargo eletivo e desse total apenas dois contarão com prefeitos autodeclarados pretos: Agnaldo Marcelo, o Marcelo Pé, reeleito em Antônio João e Jaime Sores em Selvíria, ambos do PSDB.
COMENTÁRIOS