Ministério cria o Polo de Agricultura Irrigada no Centro-Sul de MS
Somente com pivôs centrais são irrigados 84 mil hectares (902 pivôs) em 53 municípios, com lavouras de soja, milho e pastagens
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional publicou na edição do Diário Oficial da União a Portaria nº 3.724, que reconhece oficialmente o Polo de Agricultura Irrigada do Centro-Sul de Mato Grosso do Sul como integrante da iniciativa Polos de Agricultura Irrigada.
A portaria, assinada pelo secretário nacional de Segurança Hídrica, insere o polo nas ações da Política Nacional de Irrigação, promovendo avanços estratégicos para o setor agrícola no Estado.
A criação do polo foi resultado de uma parceria estratégica entre o governo estadual, a Associação dos Irrigantes de Mato Grosso do Sul e o governo federal, alcançando uma das principais metas do MS Irriga.
Até julho de 2024, Mato Grosso do Sul já somava 320.304 hectares de agricultura irrigada, com aumento de 63% entre 2015 e 2024. Somente com pivôs centrais são irrigados 84 mil hectares (902 pivôs) em 53 municípios, com lavouras de soja, milho e pastagens.
No Estado, cerca de 4,9 milhões de hectares podem receber irrigação, todos localizados na bacia do rio Paraná, conforme explicou Nascimento. Desse total, 2,4 milhões de hectares são classificados com alta aptidão para receber irrigação, o que coloca o Estado em segundo lugar em nível nacional em ranking de competitividade.
COMENTÁRIOS