Kamala e Trump encerram campanha de olho na Pensilvânia Os americanos vão às urnas amanhã na eleição mais equilibrada da história recente. Nunca o país esteve tão dividido. Aqui no g1, vamos fazer uma cobertura especial, minuto a minuto, com todos os fatos mais importantes da votação. Guarde este link para acompanhar.
À noite, quando começar a contagem dos votos, este mapa vai mostrar os dados em tempo real. Nele, você poderá navegar para ver os resultados detalhados dentro de cada estado.
O sistema eleitoral deles é diferente do nosso. O país tem um colégio eleitoral, e quem vence em um estado leva todos os delegados em disputa lá. Há duas exceções: Maine e em Nebraska, que têm divisão proporcional. Para ser eleito, o candidato precisa chegar a 270 dos 538 delegados em disputa.
Historicamente, os partidos Democrata e Republicano conseguem vitórias recorrentes em alguns estados. Por exemplo, os democratas vencem em Nova York, e os republicanos, no Texas.
Mas, em 7 estados, o resultado é mais difícil de prever. São os chamados estados-pêndulo. O mais importante deles é a Pensilvânia, que tem 19 delegados. Kamala e Trump fizeram lá seus últimos comícios. As últimas pesquisas indicam uma disputa muito apertada em todos os estados-chave . Na Pensilvânia, há empate.
O cenário faz com que os democratas se preocupem com votos perdidos para candidatos menores. Sim, existem outros nomes além de Kamala e Trump. Embora não tenha chances reais de vitória, Jill Stein, do Partido Verde, pode tomar votos dos eleitores progressistas e árabes que estão descontentes com a política externa americana no Oriente Médio. Em uma eleição tão apertada, esses votos podem fazer falta.
PARA FICAR DE OLHO
Mapas mostram o vaivém de resultados nos estados-pêndulo
Infográfico mostra qual partido venceu ao longo da história Em 2025 tem SULNEWS TV - Basta acessar neste link https://www.youtube.com/@sulnewstvtop (agora experimental) |
COMENTÁRIOS