Nesta segunda-feira (dia 28 de outubro) houve a cerimônia de posse da nova reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Camila Ítavo. Ela é professora universitária com doutorado em zootecnia e era vice-reitora da UFMS desde 2016. Camila recebeu o cargo do reitor Marcelo Turine e exercerá o mandato de quatro anos.
Camila Ítavo, tomou posse para o mandato 2024-2028. A nova reitoria foi eleita com 51% dos votos. Ao todo foram 11.043 votos válidos, 34,19% a mais que 2020, ano da última consulta.
Realizada no Teatro Glauce Rocha, em Campo Grande, a solenidade foi aberta ao público e contou com a presença de professores, técnicos-administrativos e estudantes, além de representantes do Ministério da Educação e de autoridades municipais e estaduais de diversos segmentos da sociedade. Na cerimônia, foram empossados ainda o vice-reitor, pró-reitores e diretores.
Segundo a nova reitora, a marca da sua gestão será uma UFMS inovadora, sustentável e humana. Para isso, foi proposta uma reestruturação administrativa, com a criação da Pró-reitoria de Cidadania e Sustentabilidade e de uma Agência de Internacionalização. No total, serão oito pró-reitorias, cinco agências e três diretorias ligadas diretamente à Reitoria, além de Ouvidoria, Auditoria, Procuradoria Jurídica e Corregedoria.
Marcelo Turine, reitor que deixa o cargo, possui doutorado em Ciência da Computação e pós-doutorado em Políticas Públicas. É professor titular da Faculdade de Computação da UFMS e foi diretor-presidente da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).
Em seu discurso inaugural como reitora, Camila Ítavo ressaltou a esperança de renovação e destacou que o investimento em ciência e educação é essencial para o desenvolvimento social e econômico, contribuindo para melhorar as condições de vida da população.
“Hoje, estamos entre as melhores do mundo. Elevamos o conceito dos nossos cursos, passamos de 18 mil para 40 mil estudantes, mas queremos fazer ainda mais pelas pessoas, apoiando os governos, os municípios e o Estado. Há algum tempo, eu era aluna; hoje, tenho a responsabilidade de cuidar dos estudantes”, afirmou.
COMENTÁRIOS