Seja bem vindo
Naviraí - MS,19/09/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

Chuva preta acontece em cidades de Mato Grosso do Sul

O fenômeno foi registrado em redes sociai de Japorã, Eldorado e Naviraí

Fonte: FOTO POPULAR
Chuva preta acontece em cidades de Mato Grosso do Sul

O fenômeno viralizou nas redes sociais dos brasileiros ao longo desta semana, quando uma frente fria afetou o tempo no sul do País, provocando a volta da chuva. O avanço desta mudança climática criou um corredor de fumaça no centro-oeste.

Esse cobertor de fumaça ocorre devido às queimadas, poluição e poeira. As nuvens ficam acima e, consequente, quando começa a chover, as gotas passam pela camada de fumaça e acabam “colhendo” a fuligem, originando a chuva preta.

Em Mato Grosso do Sul, a mudança no tempo começou na madrugada deste sábado nas regiões sul, leste e sul-fronteira, voltando a chover após uma longa estiagem. Pelas redes sociais, várias pessoas celebraram o fim da seca.

A chuva preta foi registrada em pelo menos quatro localidades até agora, sendo em Naviraí, Japorã, Eldorado e Corumbá. Moradores registraram a cor da água e compartilharam nas redes sociais.


Chuva preta acontece em cidades de Mato Grosso do Sul

Eldorado e Japorã registram entre sexta-feira e sábado, o fenômeno chuva preta. Imagens feitas por moradores das cidades mostraram a captação da água com coloração escura.  “Eu vi no jornal que tinha a previsão de isso acontecer e quando começou a chover coloquei um balde”, contou Renato Penasso, morador de Eldorado, ao Midiamax. 

O morador captou a água em um copo depois em um balde, e nota-se visivelmente o tom escurecido da água. “Foi uma chuva rápida, caiu cerca de 15 milímetros. A gente estava precisando porque o calor e o fumaceiro estavam demais”, complleta.

Em Japorã, o agricultor Adilson Fenandes de Souza também testemunhou a mesma situação. “Eu estava esperando por essa chuva e limpei a caixa que uso para pegar água para irrigação. Pela manhã, observei e vi que a água estava escura”, detalha. 

Segundo o trabalhador rural, a pancada de chuva durou cerca de 2 horas, das 2h às 4h, colocando fim a um período crítico enfrentado pela população. “Estava muito abafado e a fumaça tomou conta da cidade”, relata.  

A atmosfera está muito carregada de material particulado, poeira em suspensão, fuligem das queimadas. A seca prolongada também deixa partículas sólidas de poeira em suspensão na atmosfera, mas, claro, que a chuva preta está mais associada à fuligem das queimadas, mas também essa questão da poeira também é coletada nessas primeiras chuvas, após o período prolongado de seca e queimados.




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.